Há pouco mais de uma semana, lançamos a experiência Nuvem de Palavras do Coronavírus. O objetivo principal era percecionar o sentimento gerado pela crise, na perspetiva do Turismo e Hotelaria. Hoje, 13 dias e mais de 450 opiniões mais tarde, angariadas através de vários canais de comunicação, partilhamos o resultado.
Talvez seja devido ao nosso instinto natural de sobrevivência, a essa tendência irreprimível de continuar a respirar, mesmo num contexto em que, literal e metaforicamente, o ar é mais escasso. É também possível que, por medo a um novo efeito de contágio, psicológico neste caso, prefiramos lidar na intimidade do nosso lar com os fantasmas que nos assombram nestes dias. Também não é descabido que consideremos politicamente incorreto exibir pessimismo num momento em que o corpo, o setor e a sociedade exigem exatamente o contrário.
Ou pode ser que, simplesmente, sejamos assim. Que tenhamos a capacidade de ver o copo meio cheio, mesmo quando apenas tem um pouco de água. O certo é que as palavras de maior relevância da nossa nuvem demonstram positivismo e companheirismo. Evidentemente, também revelam preocupação, incerteza, raiva ou frustração. Mas, pelo menos em percentagem, em menor grau. Listamos abaixo o nosso Top 3 e detalhamos a distribuição percentual de todos os termos.
TOP 1 | 6,6% | SOLIDARIEDADE
- Solidariedade: Sentimento que leva alguém a tentar ajudar outro.
Um conceito que está no topo da lista, com 6,6% do total. Comenta-se muitas vezes que esta crise é diferente das anteriores pelo facto de não distinguir setores, classes sociais ou nacionalidades. Está a afetar tudo e todos de igual forma. Os nossos amigos, familiares e colegas estão provavelmente a passar pelo mesmo que nós, uma situação que sem dúvida favorece o sentimento de empatia e o espírito de solidariedade. Ultrapassamos este vírus juntos.
TOP 2 | 5,3% | RESILIÊNCIA, OPORTUNIDADE E SUPERAÇÃO
- Resiliência: Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
- Superação: Ato ou efeito de superar
- Oportunidade: Conjunto de circunstâncias propícias a algo, num determinado momento.
Três conceitos partilham a segunda posição do pódio, e assim ordenados, parece que têm um seguimento. Primeiro adaptamo-nos, superamos o impacto e identificamos as oportunidades que daí surgem. Curioso como todos têm uma conotação positiva.
TOP 3 | 4% | ESPERANÇA, FORTALEZA E MUDANÇA
- Esperança: Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há-de realizar ou suceder.
- Fortaleza: Força, vigor. Virtude que consiste em não fraquejar ante os obstáculos.
- Mudança: Ato de mudar.
Completando assim o pódio, a partilhar a terceira posição temos três conceitos muito representativos do já mencionado positivismo. A esperança, dizem, é a última a morrer. Ainda que o impacto do coronavírus seja bastante negativo, tanto no número de infetados/mortos como na nossa economia, sabemos que recuperaremos. E para isso é necessária Força. Força física e mental para ultrapassar o impacto económico e o confinamento. Gostamos de pensar que o Turismo sabe como se adaptar e não se questiona o facto de o Coronavírus trazer uma grande mudança ao setor.
Distribuição percentual total
- (6,6%) Solidariedade
- (5,3%) Resiliência, Oportunidade, Superação
- (4,0%) Esperança, Fortaleza, Mudança
- (2,6%) Família, Adaptação, Consciência, Histórico, Aprendizagem
- (1,3%) Consciência, Surreal, União, Incerteza, Comunicação, Otimismo, Sinergias, Aviso, Descobrir, Loucura, Frustração, Paciência, Experiência, Incógnita, Tempo, Conexão, Preocupação, Vontade, Saúde, Nostalgia, Resistir, Condicional, Aplausos, Aceitação, Voltaremos, Resistir, Recuperação, Força, Equilíbrio, Empatia, Futuro, Incrível, Paradigma, Reflexão, Liderança, Fé, Pessoas, Digitalização
Leave a Reply