O Price Seeker acompanha as pegadas da Booking.com: a diferença entre os preços da versão Mobile e da APP da Booking

Além de monitorizar os preços do seu site em desktop, mobile ou programas e funcionalidade como Booking.basic, Genious ou Early Payment Benefit, o Price Seeker agora também diferencia os preços da App da Booking.

Sabemos que grande parte do seu esforço para conseguir a tão desejada paridade passa por ter bem controlados e monitorizados os preços do seu estabelecimento nos vários canais em que oferece disponibilidade. Também sabemos que, para isso, é necessário estar ciente das múltiplas estratégias utilizadas, principalmente pelas grandes agências, que conseguem gerar disparidades invisíveis ou muito difíceis de detetar.

Não há dúvida de que ainda existem clientes leais e fidelizados, e que certamente tem bastantes clientes habituais. No entanto, no momento da reserva, uns euros mais caros ou mais baratos, tendem a marcar a diferença e a descompensar o equilíbrio que tanto custou a estabelecer, invertendo o peso do volume das reservas diretas em relação aos intermediários. Infelizmente não é o único a investir recursos para garantir que os utilizadores regressem ao seu website.

A Booking encaixa na perfeição no perfil de OTA com dois gumes, é tão necessária como incómoda para os hoteleiros. Necessária porque tem um grande volume de vendas e dá uma visibilidade extraordinária aos estabelecimentos (tanta que apenas os mais corajosos são capazes de abdicar deste canal). E incómoda porque são verdadeiros experts no que fazem. Por esse motivo, a Paraty Tech acompanha sempre de perto as suas ações.

A campanhas já conhecidas, como Booking.Basic ou Booking.Genius, juntam-se a implementação de ações mais opacas, como os acordos com empresas privadas, a utilização de timers para ofertas, ou o curioso caso do Early Payment Benefit, que conseguimos identificar logo desde o início graças ao nosso rate shopper.

Além disso, é habitual que testem as suas novas campanhas, ou que as ativem de modo permanente sem informar os estabelecimentos.

Se todos estes estratagemas já tornam extremamente difícil rastrear os preços oferecidos pela gigante Booking, acrescentamos uma nova variável que complica ainda mais a equação: a estratégia de preços baseada nos dispositivos de pesquisa.

A melhor forma de combater estas campanhas, é estar equipado com a melhor tecnologia possível e, para o ajudar, temos uma boa noticia. O Price Seeker, que até então já detetava e monitorizava de forma diferenciada os preços da Booking.Basic, Booking.Genius e Early Payment Benefit, agora também distingue os preços da versão mobile e da aplicação da Booking. Explicamos com mais detalhe em seguida.

Diferencie os preços da versão Mobile e da aplicação da Booking

Controlar e monitorizar a estratégia de pricing da Booking não é simples. Até agora, o Price Seeker já lhe oferecia a possibilidade de realizar pesquisas e gerar relatórios diferenciados entre:

  • Booking Basic: Funcionalidade da Booking através da qual se oferecem preços de terceiros no caso de não serem capazes de disponibilizar a melhor oferta aos seus utilizadores.
  • Genius: Programa de fidelização da Booking que oferece descontos e privilégios aos seus usuários que se inscrevam e completem no mínimo duas reservas.
  • Website versão Desktop: Monitorização dos preços oferecidos pela Booking no seu website.
  • Website versão Mobile: Monitorização dos preços oferecidos pela Booking na sua versão do website para dispositivos móveis.
  • Early Payment Benefit: Programa de descontos sujeito a pagamento por meio de cartões virtuais.

A esta lista, acrescenta-se agora os preços que a Booking oferece através da sua aplicação, que podem ser distintos de todos os anteriores. Ter a possibilidade de diferenciar os preços tendo em conta todos estes casos permite-lhe definir melhor a sua estratégia de revenue considerando o dispositivo utilizado no momento da pesquisa.

Como adicionar a opção Booking App ao criar ou editar um relatório

Funciona da mesma forma que para a Booking Mobile. É apenas necessário ativar um botão “App Search”.

Configuração de um Relatório de Concorrência no Price Seeker

Como se identificam os preços no Analyser

Como podemos ver na imagem seguinte, nos preços do Hotel Occidental Sevilla Viapol acrescenta-se um “A”, destacado em azul escuro, que identifica os preços provenientes da App da Booking.

No entanto, também podemos ver que o Ayre Hotel Sevilla mostra os preços da Booking Mobile, destacando um “M” com fundo azul escuro, em vez dos preços da App da Booking. Isto deve-se ao facto de se criar um relatório com as duas opções (Mobile e App) ativadas. Assim, o Price Seeker apenas devolve o preço da App Booking caso este seja inferior ao preço da Booking Mobile. Caso contrário, se o preço da App for igual ou superior ao preço da Mobile, o Price Seeker apenas identificará o preço da Booking Mobile.

Analyzer Concorrência Price Seeker

Para tornar ainda mais claro, reunimos nas imagens seguintes as pesquisas realizadas na App Booking e na Booking Mobile para este relatório.

Screenshots Booking Mobile e Booking App

Pesquisas Manuais em Tempo Real

Por último, também é possível realizar pesquisas manuais em tempo real contra a App Booking e/ou Booking Mobile através do Price Seeker.

Configuração de uma Pesquisa Manual no Price Seeker

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

<span>%d</span> bloggers like this: