Google My Business: porque é que é essencial para o seu hotel?

Desde a sua criação em Junho de 2014, o Google My Business tem-se tornado cada vez mais popular pela sua utilidade para todas as empresas e, especialmente, para os hotéis. Os números falam por si: 49% das fichas do Google My Business recebem mais de 1.000 visitas por mês.

Neste artigo, explicamos-lhe porque é que o Google My Business se tornou tão popular e damos-lhe razões para o integrar na sua estratégia digital, caso ainda não o tenha feito.

O que é o Google My Business e como pode melhorar o posicionamento do meu hotel?

O Google My Business (GMB) é um serviço da Google que mostra informação relevante sobre qualquer negócio na página de resultados, com base na pesquisa do utilizador.

Esta informação é armazenada em fichas que cada proprietário gere e preenche. Em muitas ocasiões, a ficha do nosso hotel é o primeiro ponto de contacto com o nosso potencial hóspede. O nosso público pode obter informações facilmente, como o número de telefone do hotel, o endereço de email, ou o link para o website do hotel, além de poder ver comentários de hóspedes anteriores.

Estes fatores fazem com que o Google My Business melhore automaticamente a sua classificação na página de resultados da Google:

  • Pode explorar as suas principais keywords neste espaço comercial adicional. Isto fará com que ganhe mais visibilidade perante o seu público-alvo.
  • Gera tráfego para o website do seu hotel, o que implicará um fluxo adicional de tráfego e um aumento do número de visitas.
  • É essencial para o SEO local, uma vez que está ligado ao Google Maps. 86% dos utilizadores encontram a localização do seu hotel no Google Maps. Com uma ficha de GMB, os seus hóspedes conseguirão localizá-lo muito mais facilmente.
  • Os comentários positivos dos seus hóspedes chamam a atenção da Google, que o classifica muito positivamente.

Como funciona o Google My Business?

Registar-se no Google My Business é muito fácil. Apenas precisa de uma conta do Gmail para aceder a este serviço. Para criar a sua ficha de Google My Business, siga estes passos:

  1. Aceda à página de registo do Google My Business e introduza o endereço de e-mail do seu hotel.
  2. Preencha algumas informações básicas, tais como a localização do hotel, categoria, informações de contacto, etc.
  3. Escolha um método de verificação para a sua conta GMB. Pode verificar por e-mail, número de telefone ou até através do Google Search Console.
  4. Uma vez verificada, a Google mostrará a sua ficha GMB, no prazo máximo de duas semanas. Recomendamos que, enquanto aguarda, não altere os dados iniciais que introduziu, uma vez que o processo de verificação pode demorar ainda mais tempo.

O melhor do Google My Business é que todas as suas funcionalidades são 100% gratuitas, pelo que não terá que gastar dinheiro nesta plataforma. Assim que a Google tenha concluído o processo de verificação da ficha do seu hotel, o seu público alvo poderá facilmente encontrá-lo e escrever comentários sobre a sua experiência no seu hotel. Da sua parte, poderá continuar a otimizar o conteúdo do seu GMB.

Como otimizar o Google My Business para o SEO?

O primeiro truque para otimizar a ficha GMB do seu hotel é preencher, preencher e continuar a preencher. Aproveite todo o espaço de que dispõe para fornecer dados relevantes para a Google e para os seus potenciais hóspedes. Não deixe nenhum campo por preencher, desde que possa acrescentar algo útil para ajudar a posicionar o seu hotel.

Keywords

Não se esqueça de incluir a palavra-chave que o seu público-alvo procura no seu cabeçalho H1 (o título) e na descrição. Se não incluir a sua keyword, a cidade onde se encontra o seu hotel ou o nome do seu estabelecimento no título, arrisca-se a perder visibilidade.

Evitar ao máximo o keyword stuffing ou a acumulação excessiva de palavras-chave. O abuso de keywords nas suas publicações, descrições e títulos pode levar a uma penalização por parte da Google. Em alguns casos, o seu Google My Business pode optar por eliminar diretamente a sua ficha se detetar esta infração.

Imagens

É muito recomendável que adicione fotografias atrativas do seu hotel e das suas instalações para que os hóspedes possam visualizar o seu estabelecimento. Os utilizadores serão mais facilmente convencidos com uma fotografia dos quartos e do pequeno-almoço do que com uma lista de serviços e produtos.

Ao adicionar imagens do seu hotel no Google My Business, recomendamos o seguinte:

  • O tamanho ideal é de 720px de altura e 720px de largura para telemóveis e computadores de qualquer tamanho.
  • As imagens devem ser de alta qualidade. Use uma boa máquina e fotografe os cantos mais bonitos do seu hotel. Faça o upload em formato PNG ou JPG, de preferência.
  • Adicione categorias às suas imagens. Estas podem ser dos exteriores, interiores, serviços, produtos ou staff.
  • Encoraje os seus clientes a adicionar as suas próprias imagens aos seus comentários, depois de desfrutarem da sua estadia. A Google recompensa o seu posicionamento quando os seus hóspedes publicam imagens do seu hotel e dos seus serviços.

Ligações

Coloque o link do seu website oficial para aumentar as suas visitas e guiar os utilizadores. O Google My Business também implementou uma funcionalidade para redirecionar os seus utilizadores para uma página de reservas. Ao ativar um botão para verificar a disponibilidade, facilitará este processo e os seus clientes poderão reservar quartos no seu hotel mais facilmente.

Serviços e preços

Se quiser ter uma maior vantagem na guerra de preços, pode atrair o seu cliente indicando o seu melhor preço na sua ficha de Google My Business. Esta funcionalidade é ativada em Hotel Ads, também de forma gratuita.

Detalhes

Na secção “Detalhes do Hotel” enumere todas as caraterísticas do seu hotel, as suas instalações e serviços, nomeadamente:

  • Política de pagamentos,
  • Serviços de restauração e bar,
  • Aluguer de carros e bicicletas,
  • Estacionamentos,
  • Idiomas falados,
  • Saúde e segurança.

Perguntas mais frequentes

O Google My Business reserva-lhe um espaço para responder às perguntas que os utilizadores deixam na sua ficha. Desta forma, pode completar o seu perfil com informações que antes faltavam. Isto também lhe permite interagir com o seu público-alvo e mostrar um lado mais humano do seu hotel.

Os comentários influenciam o Google My Business?

Quanto mais comentários positivos tiver, melhor. Comentários de utilizadores que contêm palavras de conotação positiva como “grande”, “perfeito”, “melhor hotel”, etc. ajudam a Google a considerar que a sua marca e serviços têm valor para os utilizadores. Por sua vez, se conseguir que os seus hóspedes utilizem keywords do seu negócio, irá impulsionar ainda mais o seu posicionamento. Lembre-se que a Google confia mais nos seus clientes do que em si.

É por isso que deve encorajar os seus hóspedes a escrever comentários na ficha do seu hotel do Google My Business após a sua estadia. A Google recomenda que interaja frequentemente com os seus clientes na GMB respondendo aos seus comentários, uma vez que denota uma atenção especial aos seus clientes e à sua empresa. A satisfação do cliente é um dos melhores meios de promoção.

Esta dinâmica pode funcionar na direção oposta, uma vez que os comentários negativos podem prejudicar a sua reputação e posicionamento. Para combater os comentários falsos e maliciosos, a Google tem vindo a tomar medidas mais rigorosas. No ano passado, a Google chegou ao ponto de remover 55 milhões de comentários e 3 milhões de perfis falsos.

Métricas do Google My Business

O Google My Business também oferece métricas para que possa medir e analisar as interações dos seus utilizadores cronologicamente. Com estes dados poderá conhecer melhor o seu público-alvo e melhorar o posicionamento do seu hotel na Google.

As métricas mais interessantes são:

  • Como os utilizadores encontram o seu hotel: Este gráfico mostra a proporção de utilizadores que o procuram pela sua marca, que o encontram quando procuram uma categoria ou produto ou que vêm de outras marcas relacionadas.
  • Onde encontram o seu hotel: Podem chegar à sua ficha através da página de resultados da Google ou procurando uma localização no Google Maps.
  • Ações dos seus utilizadores: Os dados dividem-se nas interações que os utilizadores fizeram na ficha do seu hotel. Estes podem incluir telefonemas, aceder ao seu website ou procurar a sua morada.
  • Visualizações de fotos: O Google My Business também analisa o número de visualizações que as suas fotos recebem e dados comparativos sobre as visualizações de imagens de outros estabelecimentos.
  • Porque é conhecido o seu hotel: A Google agrega e interpreta as opiniões dos seus hóspedes com base na repetição dos termos procurados. A partir deste conjunto de dados é extraído um gráfico que mostra o que os seus hóspedes mais destacam sobre o seu serviço turístico.

Conclusão

Como já constatou, o Google My Business é uma ferramenta amplamente utilizada por qualquer empresa porque é gratuita e fácil de usar. Ajuda a melhorar o seu tráfego e o seu posicionamento e fornece informações muito úteis aos motores de busca e aos seus utilizadores.

A melhor maneira de otimizar a ficha do GMB do seu hotel é preencher todos os campos possíveis, usando keywords, e obter comentários positivos dos seus hóspedes. O Google My Business fornece-lhe informações importantes, analisando em detalhe todas as interações dos utilizadores com a ficha do seu hotel.

Se gostou deste artigo sobre o Google My Business, por favor partilhe-o nas suas redes sociais, para que os seus contatos possam descobrir como esta ferramenta digital é excecional.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: