A (r)evolução do rate shopper e a sua transformação numa Plataforma de Inteligência de Preços

A tecnologia, tal como as necessidades dos hotéis, está num processo de mudança permanente. As estratégias comerciais, de revenue e de marketing baseiam-se quase exclusivamente em dados, e estes, por sua vez, são como uma entidade com vida própria que integra constantemente novos indicadores, fórmulas, formatos de visualização e variantes analíticas, em resposta à constante proliferação das mais variadas exigências por parte dos profissionais responsáveis por explorá-las.

O que outrora poderia ser extraordinário, hoje em dia pode ser visto como algo mediano, e o único caminho válido para os desenvolvedores de ferramentas, é adequar a sua tecnologia às necessidades que vão surgindo. Aliás, devem até ir mais longe, para poder antecipar e superar obstáculos inesperados ou mudanças repentinas.

Spoiler Alert! Vamos revelar alguns detalhes do novo episódio da história do Price Seeker, o rate shopper criado pela Paraty Tech, e a sua transformação numa Plataforma Integrada de Inteligência de Preços.

Queremos definir o lançamento do Price Seeker v4 como algo que vai além de uma evolução, sendo uma verdadeira revolução deste produto e a insígnia da nossa marca.  Esta versão, a mais ambiciosa até à data, levou-nos a repensar até a sua categorização. Talvez os conceitos de rate shopper e rate checker já não sejam suficientes para descrevê-la.

Um pouco da história

Comecemos pelo princípio. É importante saber que o Price Seeker surgiu da necessidade que os nossos colegas, revenue e account managers, sentiram em automatizar certos processos, para realizar um acompanhamento mais exaustivo do número crescente de hotéis que geriam.

Ou seja, como tantas outras soluções que desenvolvemos internamente, o Price Seeker foi originalmente concebido como um instrumento para uso interno, um aliado que nos permitiria continuar a aumentar as vendas diretas dos nossos clientes, controlando os seus preços e os da sua concorrência, nos seus canais de distribuição. O resto veio por si só, apoiado por um argumento inabalável: se é útil para nós, também será útil para qualquer unidade hoteleira, independentemente do seu grau de envolvimento com a venda direta. Tinha nascido uma estrela e o seu papel era monitorizar, gerar e impulsionar as vendas nos canais de maior interesse, de acordo com a estratégia comercial de cada alojamento.

Ao longo de quase uma década, o Price Seeker passou pelas mãos de revenue managers das principais cadeias e grupos hoteleiros, tais como Meliá, Barceló, Blue Bay, Eurostars, Iberostar, RIU, Fuerte e Best Hotels, o que é sem dúvida uma garantia da sua fiabilidade.

Mas foi através da identificação de ações ou programas de desconto implementados unilateralmente pelas principais OTAs, em detrimento dos interesses dos hotéis, que realmente ocorreram verdadeiros avanços. Por exemplo, quando pudemos detetar o Early Payment Benefit da Booking, mesmo antes da sua chegada a Portugal e Espanha. A Expedia seguiria mais tarde os seus passos e, mais uma vez, a nossa ferramenta foi a pioneira na sua descoberta.

Price Seeker v4, afinal o que há de novo?

Agora deixamos o passado para trás e olhamos para o futuro. Como já dissemos, o Price Seeker v4 é uma (r)evolução empreendida em todos os sentidos. Entre eles, o redesign da experiência do utilizador (UX), a implementação de um vasto leque de novas funcionalidades, a inclusão de novos indicadores, um vocabulário e nomenclatura mais “hoteleira” e a oferta de três pacotes diferentes, com a possibilidade de contratar e implementar diretamente online. Tudo isto, colocando o foco na gestão do alojamento, mas, acima de tudo, na sua rentabilidade.

  • Experiência do Utilizador: O novo look & feel irá refletir as sugestões que nos foram dando ao longo do tempo, mas o ideal será mesmo experimentar. A propósito, vamos lançar uma campanha de Price Seeker Beta Testers. Quer fazer parte de “Os Escolhidos”? Fique atento.
  • Monitorização do pacote de praia / voo + hotel: Um dos nossos principais objetivos é crescer com projetos em que o voo + hotel é de vital importância. O Price Seeker v4 monitoriza a concorrência dos hotéis em mais de 200 pontos de distribuição, incluindo operadores turísticos e grandes plataformas como a Jet2Holidays ou a TUI. Lembre-se que trabalhamos com hotéis em múltiplos destinos, pelo que podemos aplicar este critério a qualquer canal com o qual possa estar interessado em comparar.
  • Controlo das disparidades ao mais alto nível:
    • Receberá alertas em tempo real de disparidades no canal direto, identificando como prioritárias as que têm uma elevada probabilidade de abandono.
    • O Price Seeker v4 indica o custo de oportunidade, porque não é igual saber que existem disparidades ou saber qual o custo real dessas disparidades, em cada canal.
    • Dashboards específicos para cadeias hoteleiras.
  • Dados de mercado: reputação online do destino, preços médios por zona, operadores turísticos, voos, etc.
  • E ainda: todas as vantagens de uma ferramenta de preços orientada para fornecer informação de forma ágil e fiável, mas com um nível de detalhe preparado para satisfazer os mais altos níveis de exigência:
  1. Monitorização da concorrência.
  2. Monitorização da paridade.
  3. Máxima fiabilidade dos dados, comprovados por capturas de ecrã.
  4. Sistema de alertas personalizados.
  5. Criador de relatórios de concorrência e paridade.
  6. Eventos e notas.
  7. Actualizações diárias.
  8. Seleção da sua concorrência.
  9. Configuração gratuita.
  10. Formação personalizada gratuita.
  11. Suporte online.

Siga-nos nos nossos canais habituais para se manter a par dos novos desenvolvimentos. O Price Seeker v4 chegará em breve.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: